Os principais segmentos que utilizam softwares PLC e software supervisório

Softwares PLC

Os softwares PLC utilizam uma memória programável para armazenar instruções e implementar funções específicas. São indicados para lidar com sistemas caracterizados por eventos discretos (SEDs).

Os sistemas PLC são muito utilizados nas áreas de controle de processos e de automação industrial. No primeiro caso, a aplicação acontece em indústrias do tipo contínuo, produtoras de líquidos, materiais gasosos e outros produtos. Já no setor de automação industrial, a aplicação se dá nas áreas relacionadas com a produção em linhas de montagem, por exemplo, na indústria do automóvel. O PLC permite alterar uma linha de montagem sem que tenha de fazer grandes modificações mecânicas e elétricas.

Softwares supervisórios

Um software provisório tem como principal função capturar e armazenar informações sobre um determinado processo de produção.Dessa forma, torna-se possível o monitoramento e rastreamento de dados de um processo produtivo ou instalação física.

Atualmente, os sistemas supervisórios são muito utilizados na área de automação industrial. O software permite automatizar a monitoração e controle dos processos industriais, efetuando coleta de dados em ambientes complexos e dispersos, e a respectiva apresentação para o operador, com recursos gráficos elaborados e conteúdo multimídia.

Voltar